segunda-feira, 26 de março de 2012

Engraçado.

-Isso não é mulher. Isso é um velório de mendigo!
-Tadinha da dona Sofia, seu Nazareno! Se o senhor acha isso, por que casou-se com ela?
-Eu tava de porre! Eu tinha tomado uma cachaça chamada Pé-De-Moleque. Resultado: O chulé ficou pra sempre!


Genial! É gargalhando que eu começo a escrever este post em homenagem parcial a Chico Anysio. O personagem em questão é Nazareno, o meu preferido. Lembro que, quando criança, assistia Chico Total com meu pai, e esperava passarem todos os outros só para ver a esquete desse bêbado safado. Não que eu gostasse do jeito de pinguço tarado dele, nem que eu apoie que se trate as esposas como ele tratava Dona Sofia, mas eu esperava o momento certo em que dizia "CAAALADA!" Aí eu rachava o bico! Este, imortal, ao contrário de seu criador. Descanse em paz, Chico. Minhas condolências à família enlutada.

A semana que passou foi marcada por grandes acontecimentos. Quais, exatamente? Tirando o lamentável ocorrido acima, os que posso citar são de ordem pessoal. Bom, nem todos, na verdade. Alguns são tão chatos e entediantes quanto o conteúdo deste blog. Portanto, não quero e não vou torturá-los. Mas o que posso citar é um que, ao mesmo tempo, é engraçado e reflexivo.

Assisti um filme bastante interessante. Tanto que vi de novo no dia seguinte e pretendo ver mais uma vez, ainda esta semana. Trata-se de uma comédia, das melhores que já pude ver. O riso é inevitável, a gargalhada é quase regra. Quando penso que o cinema já não mais me surpreende, vejo que não importa o quanto sature. Alguém sempre virá com uma idéia original, ousada e desacreditada por muitos no início. Aliás, isso acontece em qualquer área profissional.

O filme se chama O Primeiro Mentiroso, dirigido por Ricky Gervais. Trata-se de um sujeito, Mark, que vive numa realidade onde a mentira não existe. Mesmo. Todos falam a verdade, só a mais absoluta verdade. E ninguém sabe, nem pratica, nem nunca ouviu falar em Mentira. Um belo dia, ao se ver quebrado e sem recursos, o protagonista descobre uma habilidade diferente, algo que só ele consegue fazer: mentir. E a partir daí, o filme se desenrola.

Comicamente, o filme vai transmitindo uma série de mensagens. Brinco com minha mãe, a psicóloga Fátima Reis, dizendo que a película foi feita para ela que, ao ver um filme, gosta de analisar cada cena em particular. Posso imaginá-la assistindo e comentando coisas do tipo "Entendo que esta cena passou tal mensagem, por conta do teor de humor contido nela, ou pela simbologia do personagem X sentado na cadeira da delegacia." É muita viagem pra mim, mas é batata pra ela.


 


Contudo, o filme não é só comédia puramente simples e idiota. Ao contrário deste blog, que tenta de todas as maneiras deixá-los entretidos somente com opiniões irrelevantes de um metido a intelectual de quinta (sim, eu tenho amor próprio), o longa deixa uma mensagem, no mínimo, intrigante, para não dizer perturbadora, em certo grau, de um tema polêmico e controverso em todo o mundo: religião.

É, isso mesmo. Como o filme aborda o assunto, exatamente, eu não vou dizer. Não teria a menor graça depois (SÉRIO??? NÃO ME DIGA!). Mas creio que já dê para imaginar. Enquanto vocês imaginam, eu dou meu parecer a respeito do filme: genial. Crítico e simples, faz com que a gente se pegue questionando valores enraizados na sociedade por anos a fio. Valores que teimamos em não pensar a respeito. Aliás, pensar é o que o filme nos instiga a fazer. E, de tão atrofiado, há momentos em que o cérebro, no decorrer do filme, se sente desconfortável por ter de se exercitar.

Recomendo o filme. É engraçado, é dinâmico, é inteligente. Poucas comédias hoje são tão originais. Tão poucas são, que não lembro, exatamente, se há alguma outra neste mesmo nível. Já vi muito filme na vida. Verei outros milhares, com certeza! Um de meus flertes é com o cinema. Não sou um cinéfilo, feito meu primo Luciano. Mas adoro uma sala escura, um filme interessante e a idéia de me perder dentro dele. (Ah, lembrei! Click, com Adam Sandler. Outra comédia absurda de tão inteligente)

NOVIDADES. Como podem perceber, o blog mudou. É, não mudou lá tanto, continua simples (como eu gosto), com um template limpo e um layout dinâmico. Algumas coisas chamam a atenção, tais como propaganda (isso mesmo, agora meu blog tem anúncio) e jogos. JOGOS! 3 clássicos pra vocês se divertirem enquanto exploram o muquifo: Tétris, Pac Man e Cobrinha (a do Nokia, lembra?). Eu mesmo viciei no Tétris. Sério...vai ser difícil não viciar. O sonzinho que faz quando completa a linha é nostálgico.

Por ultimo: agora O Sevandija tem página no Facebook. Já era tempo, né? Com tanta pagina tipo Humor no Face, O Melhor do Mundo, Ri Alto e outras, já estava na hora de eu me estender àquele lugar. Não, não é uma página de humor. É uma extensão deste blog que, na verdade, é pura desinformação. Curta por sua conta e risco. O blog não se responsabiliza por quaisquer mamãozisses postadas à rede. Talvez até compartilhe...mas se responsabilizar, não. É muita bobagem. :D

Tchau e boa semana! Ou nem tanto...sei lá, você decide.


Sem palavras. Genial.
OK Go - End Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário